A Câmara de Odemira está a cumprir as suas obrigações na sociedade “Polis Litoral Sudoeste”, tendo já pago cinco das seis tranches financeiras comprometidas.
Segundo adianta ao “CA” fonte oficial da autarquia, o compromisso da Câmara de Odemira no capital social da sociedade era de 3,1 milhões de euros, tendo a edilidade “pago recentemente a quinta tranche, no valor de 627.200 euros”.
A Sociedade Polis Litoral Sudoeste – Sociedade de Requalificação e Valorização do Litoral do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, constituída pelo Estado (accionista maioritário) e pelas câmaras de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.
Desde 2010 que a sociedade, sediada em Odemira, tem vindo a desenvolver um conjunto de projectos a implementar com co-financiamento do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, sendo que a recente reprogramação física e financeira do projecto aponta agora para um investimento global de 40,1 milhões de euros (contra os 46,7 milhões inicialmente previstos), que deverá estar terminado em Junho de 2015.
Na prática, o Polis Litoral Sudoeste vai abranger uma área de 9.500 hectares, numa frente costeira de 150 quilómetros, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.
No caso concreto do concelho de Odemira, o programa prevê intervenções no Cabo Sardão; nos portos de pesca de Azenha do Mar, da Lapa das Pombas e do Canal; nas praias do Malhão, Furnas, Almograve e Alteirinhos, assim como acções de qualificação urbana em Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.
“As intervenções no território odemirense encontram-se em fase adiantada de projectos, prevendo-se a sua implementação ter início em 2013”, afiança ao “CA” fonte da Câmara Municipal.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde