A Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Mértola vai avançar com pequenas obras nas igrejas de Santana de Cambas e Mesquita.
As intervenções prevêem a realização de pinturas exteriores e interiores, assim como pequenos arranjos nos rebocos e iluminação dos edifícios, e decorrem no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara de Mértola e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Mértola.
Segundo a autarquia, este protocolo, que conta com o apoio logístico das juntas de freguesia de Alcaria Ruiva, Espírito Santo e Santana de Cambas, visa a “conservação e reabilitação do património imóvel religioso no concelho de Mértola”, cabendo à Câmara Municipal uma comparticipação financeira de 18 mil euros.
Além das obras prestes a avançar, este protocolo já permitiu intervenções nas igrejas de Alcaria Ruiva, Algodôr, Corte Gafo de Cima e Vale de Açor de Cima.
A Câmara de Mértola acrescenta ser “de todo o interesse” renovar o protocolo de colaboração, “tendo em conta a necessidade de intervenções em outros edifícios religiosos do concelho”.
“Para tal, está a ser realizado um levantamento em todas as igrejas, de forma a intervencionar, no próximo ano, as prioritárias”, conclui a mesma fonte.