A valorização do território rural é o grande objetivo do projeto “Aldeagar”, que a Câmara de Beja lança nesta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de agosto, e que vai “transformar” 15 aldeias do concelho em “museus imateriais”.
Segundo a autarquia, o projeto consiste numa “nova rede digital de descoberta das 15 aldeias do concelho”, unindo “tecnologia, património oral e turismo sustentável”.
“‘Aldeagar, palavra popular que evoca o vaguear sem pressas, é um projeto de valorização do território rural assente em áudio-guias narrados e experiências de realidade aumentada, acessíveis através de painéis informativos com QR Codes instalados em cada uma das 15 aldeias”, acrescenta o município.
Através do projeto, serão partilhadas “histórias que se ouvem com tempo misturando património, tradição e oralidade” em cada uma das aldeias abrangidas pela iniciativa.
“O objetivo é que o visitante possa caminhar livremente pela aldeia escutando estas pequenas peças sonoras, semelhantes a episódios de um podcast”, que “foram escritas a partir de recolhas locais, algumas musicadas, para dar voz a estes locais que já foram menos silenciosos do que hoje em dia”, esclarece.
Através da uma aplicação móvel, disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, os utilizadores poderão “aceder, em cada aldeia, a um informante local espelhado em realidade aumentada que aparecerá no ecrã do telemóvel para contar uma história do lugar”.
O projeto, financiado pelo programa Transformar Turismo, constitui assim “uma forma inovadora e em certa medida sensorial, onde a escuta e a visão têm grande importância, para conhecer o concelho de Beja”.
“As aldeias ganham voz ao mesmo tempo que se transformam em museus imateriais para serem descobertos a caminhar, ou, melhor dizendo, a aldeagar”, frisa a Câmara Municipal.
O “Aldeagar” é apresentado publicamente nesta sexta-feira, 22, a partir das 10h00, em Baleizão, Quintos, Salvada, Cabeça Gorda, Trindade e Albernoa.
No sábado, 23, será a vez de Santa Clara do Louredo, Penedo Gordo, Santa Vitória, Mombeja, Beringel, Trigaches, São Brissos, São Matias e Nossa Senhora das Neves.








