NERBE inaugura novo Centro de Incubação de Base Tecnológica

NERBE - sede

O NERBE inaugura nesta quinta-feira, 10, o seu novo Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT), que visa apoiar novos projetos em áreas como aeronáutica, alimentação ou tratamento e gestão de água.

O novo CIBT do Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERBE) representa um investimento de 808 mil euros, cofinanciado em 650 mil euros pelo programa operacional regional Alentejo 2020.

A nova infraestrutura pretende dar resposta “à dificuldade” que os empreendedores “muitas vezes” sentem quando arrancam com os seus projetos, que é a de “terem o seu espaço físico”, explica ao “CA” o presidente do NERBE, David Simão.

Nesse sentido, a associação empresarial requalificou um espaço nas suas instalações, com 650 metros quadrados, “que tem a possibilidade de incubação física de 13 empresas e a de acolher mais seis em ‘coworking’”.

O projeto resulta de uma parceria do NERBE com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) e o Instituto Politécnico de Beja.

Segundo David Simão, esta “era uma resposta necessária” para a economia regional, o que se pode comprovar pelo facto de, neste momento, ainda antes de ser inaugurado, o CIBT já ter reservados “85% dos espaços”.

O presidente do NERBE explica que o CIBT tem como missão “prestar serviços de incubação, incluindo apoio logístico e atividades de dinamização, e serviços de assistência empresarial”.

O “público-alvo” são empresas “de base tecnológica e de conhecimento” em setores como a alimentação e floresta, tratamento e/ou gestão de água, tecnologias de informação e comunicação e também aeronáutica.

A sessão de inauguração do CIBT está marcada para as 16h15 desta quinta-feira, 10, numa cerimónia que, segundo a associação empresarial, deverá ser presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Opinião

Carlos Pinto

22 de Setembro, 2023

Hora dos jovens

Napoleão Mira

22 de Setembro, 2023

FASCISTAS!!

Carlos Pinto

8 de Setembro, 2023

Um sonho a “virar” pesadelo

Vitor Encarnação

8 de Setembro, 2023

Exemplos da memória

Carlos Pinto

4 de Agosto, 2023

Juventude empreendedora

José F. Colaço Guerreiro

4 de Agosto, 2023

O Cante Alentejano e a perversão do seu significado

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima