Necrópole romana descoberta em Beja

Necrópole romana

Os trabalhos de requalificação da rua da Lavoura,a na cidade de Beja, permitiram a descoberta de uma necrópole romana no local, com dois sarcófagos e diversas sepulturas desse período histórico.
Segundo a empresa Palimpsesto, responsável pelos trabalhos arqueológicos no local, após a avaliação da área foram identificadas 18 sepulturas, das quais 15 foram alvo de escavação, enquanto as restantes três foram registadas por não serem afectadas durante o desenvolvimento da obra.
A mesma fonte acrescenta que “tendo em conta que a localização destas sepulturas era incompatível com a execução do projecto, decidiu-se avançar com a sua escavação na totalidade”. “Os trabalhos permitiram constatar que existiam duas áreas distintas, uma com sepulturas mais simples” e “uma segunda área com maior densidade de estruturas (10) exibindo arquitecturas muito diversificadas e diversos momentos de utilização”.
De acordo com a empresa, “até ao momento o espólio associado aos enterramentos é muito escasso, mas as terras de enchimento das sepulturas revelam a presença de materiais entre os séculos III e V da nossa era”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima