Museu de Mértola passa a Museu Cláudio Torres

Cláudio Torres

O Museu Municipal de Mértola vai passar a ser designado de Museu Municipal Cláudio Torres, como forma de “homenagem e reconhecimento” pelo trabalho de mais de 40 anos do arqueólogo no concelho.

A alteração da designação do museu foi aprovada, no início do mês, pelo executivo da Câmara Municipal local e é, segundo a autarquia, “uma merecida homenagem e reconhecimento por um trabalho de mais de 40 anos em prol da preservação e valorização do património do concelho de Mértola que tem forte expressão nos 14 núcleos” do museu.

De acordo com a Câmara de Mértola, em comunicado, “a visão pioneira de Cláudio Torres alia o património, o território e as suas gentes como principais motores de desenvolvimento local”.

Nesse sentido, continua, “o programa museológico estrutura-se numa abordagem multidisciplinar de valorização e divulgação patrimonial com um discurso expositivo apelativo que privilegia a instalação dos núcleos museológicos no local de achados arqueológicos”, sendo que os 14 núcleos do museu “permitem a criação de percursos dinâmicos e de descoberta do passado deste local, fortemente ligado ao rio Guadiana em que, nas palavras de Cláudio Torres, ‘o museu é a própria vila’”.

Por isso mesmo, “Cláudio Torres merece esta homenagem e este reconhecimento”, e “o museu orgulha-se e compromete-se com a continuidade de um trabalho de excelência na preservação, valorização e divulgação do património de Mértola”, conclui o município.

Opinião

Carlos Pinto

16 de Fevereiro, 2024

Saber Andar à frente do tempo

Napoleão Mira

16 de Fevereiro, 2024

E Depois do Adeus…

Vitor Encarnação

2 de Fevereiro, 2024

Adeus

Carlos Pinto

2 de Fevereiro, 2024

Investimento essencial

Carlos Pinto

19 de Janeiro, 2024

Já vemos Luz ao fundo do túnel

Napoleão Mira

19 de Janeiro, 2024

Um Salazar Não Chega

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima