Municípios de Portalegre querem reduzir o consumo de electricidade

Municípios de Portalegre querem

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a desenvolver um projecto para reduzir em 30% o consumo de energia eléctrica na iluminação pública dos 15 municípios do distrito de Portalegre.
Esta medida, que vai ser posta em prática com a colaboração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), conta com um investimento de 117 mil euros, co-financiado em 77% (90 mil euros) pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo – PPEC 2013/2014.
“Vamos instalar armários na iluminação já existente para reduzir o fluxo luminoso durante a noite. Durante o primeiro trimestre de 2015 o projecto será implementado em todos os municípios”, diz Tiago Gaio da AREANATejo, em declarações à Agência Lusa.
Esta medida passa pela implementação de 15 armários (um por concelho) com regulação do fluxo luminoso, sendo uma iniciativa inserida no projecto Sistemas com Regulação do Fluxo Luminoso na Iluminação Pública (Regul-IP), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O projecto Regul-IP prevê uma redução anual de “cerca de 225 mil kWh” do consumo de energia eléctrica, o que equivale a uma redução anual de “aproximadamente 34 mil euros” na factura energética dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre.
A iniciativa, que conta também com a colaboração da EDP Distribuição, tem como objectivo “dar seguimento” às políticas de melhoria da eficiência energética nas instalações de iluminação pública dos municípios.
A CIMAA e a AREANATejo vão ainda desenvolver acções de promoção e divulgação sobre esta iniciativa, estando previsto um plano de comunicação, sensibilização e dinamização, e ainda um ‘workshop’ para os técnicos municipais.
“Para o final do primeiro trimestre de 2015 vamos desenvolver esta acção”, acrescenta Tiago Gaio.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima