O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assinou esta quarta-feira, 23, três contratos de prospecção e pesquisa mineira na zona da Faixa Piritosa Ibérica, que representam um investimento inicial de 8,1 milhões de euros.
Dois dos contratos foram assinados com o grupo turco ESAN e prevê um investimento, ao longo dos próximos cinco anos, de 7,6 milhões de euros para trabalhos de prospecção nas áreas designadas por “Alcácer” e “São Pedro das Cabeças”, situadas nos concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Castro Verde, Grândola e Ourique.
De acordo com fonte oficial do Governo, estes dois contratos “são reflexo” do consórcio criado pelo grupo ESAN com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) em Fevereiro passado. A parceria, controlada em 85% pelos turcos, contempla ainda o projecto de prospecção do “Montes das Mesas”, no concelho de Aljustrel.
O terceiro contrato assinado esta quarta-feira foi estabelecido entre o Estado e a EDM e visa a prospecção e pesquisa na área denominada por “Rosário”, englobada nos conselhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, e Ourique, onde se estima um investimento inicial de meio milhão de euros.
