Já há pequenas localidades nos concelhos de Mértola e de Odemira, assim como em mais três concelhos do distrito de Évora, a serem abastecidas por autotanques, devido à seca que afecta a região. “Temos cerca de 1500 pessoas que estão afectadas por dificuldades a partir de captações subterrâneas. Estão a ser feitos novos furos de captação, de maneira a minimizar esses problemas, e está a ser feito o transporte de água através de camiões cisterna”, que depois é colocada nos reservatórios das localidades, explica o secretário de Estado do Ambiente, que ainda assim não prevê “grandes problemas” em matéria de abastecimento de água às populações.
O governante esteve esta quinta-feira, 3, em Castro Verde, numa reunião da Comissão de Monitorização e Prevenção da Seca, onde foram acertadas medidas com vista a garantir o abastecimento público de água.
Nesse sentido, foi decidido que os animais vão deixar de beber directamente nas albufeiras mais afectadas pela seca, nomeadamente o Monte da Rocha, no concelho de Ourique, de onde poderão ser retirados peixes.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde