A Câmara de Odemira promove nesta quarta-feira, 19, o debate “O que não se podia ler-Livros censurados no Arquivo Ephemera”, que integra o ciclo “Justiça e Liberdade”, dinamizado pela autarquia no âmbito das comemorações do “Abril em Odemira”.
A iniciativa vai decorrer, a partir das 11h00, no cineteatro Camacho Costa, com a participação de Carlos Simões Nuno, da Associação Cultural Ephemera, e Hélder Guerreiro, presidente da autarquia.
Segundo o município, a sessão é dirigida aos alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade, assim como ao público em geral, tendo por objetivo “reforçar a importância da Democracia e da liberdade de expressão e recordar o que foi a censura em Portugal”.
Além deste debate, o ciclo “Justiça e Liberdade” inclui a exposição de cartoons “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, patente na Praça José Maria Lopes Falcão, em Odemira, até 19 de maio.
Em simultâneo, decorre a exposição “O que não se podia ler: livros censurados no Arquivo Ephemera”, que está patente ao público Espaço CRIAR, em Odemira, também até dia 19 de maio.
Ainda no âmbito deste ciclo, a 18 de maio, terá lugar no cineteatro Camacho Costa o debate “A ação da censura no tempo do fascismo”, com a presença de José Pacheco Pereira, da Associação Cultural Ephemera.