O Lar Jacinto Faleiro (LJF), com sede em Castro Verde, pretende construir uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) nesta vila, faltando garantir o financiamento para avançar com a empreitada.
Em declarações ao “CA”, o presidente da instituição, Carlos Vitoriano, revela que o projeto da nova ERPI, que está a ser criado por um gabinete de arquitetura, poderá ser instalado num terreno junto ao Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, já cedido pela autarquia.
“Temos dois polos e um deles – o mais antigo – começa a ter algumas debilidades em termos de funcionamento e até da sua própria estrutura. Se conseguíssemos concretizar este sonho, representaria para a nossa instituição um salto decisivo para a sua própria sustentabilidade”, afiança.
“Se conseguíssemos concretizar este sonho, representaria para a nossa instituição um salto decisivo para a sua própria sustentabilidade”, afiança o presidente da direção, Carlos Vitoriano
Ainda assim, o projeto “só será “viável se houver verbas que venham do Estado para se poder fazer. Estamos empenhados nisto, mas se não houver essas verbas nada disto poderá concretizar-se”, reforça.
A par do sonho de ter uma nova ERPI, o Lar Jacinto Faleiro ambiciona, a curto prazo, introduzir algumas “melhorias” na sua orgânica, ficando apenas com uma cozinha e uma lavandaria, ao invés das atuais duas, “centralizando esses serviços”, revela ao “CA” o tesoureiro da instituição.
O projeto tem de ser validado pela Segurança Social e, “a concretizar-se, melhoraria os serviços, rentabilizaria melhor o pessoal e dar-nos-ia a possibilidade de termos apenas maquinaria num dos polos, o que poderia tornar mais fácil a sua substituição”, justifica António Elias.
Nos planos do LJF está igualmente a aquisição de duas novas viaturas elétricas, investimento que conta com o apoio do Fundo Ambiental e também da empresa mineira Somincor, que atribuiu uma verba de 3.000 euros à instituição para o efeito.