JSD de Beja solidária com “luta” dos professores

JSD

A Distrital de Beja da JSD está “solidária” com as reivindicações dos professores, considerando que as exigências apresentadas pelos docentes são “a luta de todos nós”.

Em comunicado enviado ao “CA”, a JSD de Beja lembra que “as lutas da classe docente não são de agora” e “possuem uma historicidade”, considerando ser “fundamental termos professores com estabilidade no emprego cujas carreiras assumam as condições necessária e efetivas de progressão”.

Nesse sentido, a JSD propõe “a valorização através da formação qualificada da classe, junto de um aumento salarial que permita minimizar realmente os aumentos da inflação”.

“De seguida, é de extrema importância que se construa um modelo de avaliação e progressão no emprego mais justo e que se baseie essencialmente na meritocracia, não beneficiando profissionais em deterioramento de outros”, acrescenta.

A JSD propõe ainda, “à semelhança da reconstrução do modelo de avaliação e progressão”, que seja criado “um novo modelo de recrutamento de profissionais, como é o exemplo daquilo que acontece com a classe docente, que inclua uma preferência regional, a fim de acabar com o distanciamento das famílias por parte dos profissionais que se vêm  sem alternativa se não o afastamento ou a recusa da deslocação, acabando por ocupar vagas com ‘fantasmas’”.

Opinião

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima