Um total de 203 alunos foi colocado no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) no ano letivo de 2025-2026 na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), assim como através dos regimes especiais e concursos locais de ingresso.
Segundo comunicado do IPBeja enviado ao “CA”, os 203 novos estudantes foram “distribuídos pelas suas 14 licenciaturas, destacando-se que em duas delas as vagas foram integralmente preenchidas logo nesta etapa inicial”.
Face ao ano letivo anterior, a instituições registou “uma diminuição de 134 estudantes” colocados, o que equivale a uma quebra de 39,80%, “acompanhando a tendência nacional”.
Ainda assim, o IPBeja diz encarar “com confiança” as próximas duas fases do CNA, que são “uma oportunidade significativa para reforçar o número de colocações na instituição”.
No comunicado, o IPBeja reafirma igualmente “o seu compromisso em proporcionar aos novos estudantes um ambiente académico enriquecedor, alicerçado numa oferta diversificada de serviços de apoio, atividades culturais, sociais e desportivas e programas de integração”.
Nesse âmbito, “um dos marcos estruturantes deste ano letivo é a abertura da nova residência de estudantes, que disponibilizará 503 novas camas, reforçando de forma estratégica a capacidade de alojamento da instituição e contribuindo de forma decisiva para mitigar um dos desafios mais críticos do ensino superior em Portugal”.








