Festa em Monsaraz dá a observar as estrelas

Festa em Monsaraz dá

A observação astronómica é o destaque da festa que decorre esta sexta-feira e sábado, 22 e 23, perto da vila medieval de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), em plena Reserva Dark Sky Alqueva.
Além da vertente científica, o evento, intitulado “Dark Sky Party Alqueva”, integra outras componentes, como palestras e oficinas pedagógicas, música e pinturas corporais.
Apolónia Rodrigues, coordenadora da Reserva Dark Sky Alqueva, uma das entidades organizadoras, explica à Agência Lusa tratar-se de “uma festa de observação astronómica”, mas incorporando “actividades de lazer e animação”.
“Este ano, introduzimos outro tipo de actividades para tornar a festa mais atractiva e captar um público mais vasto", frisa a responsável.
A iniciativa, que já vai na terceira edição, vai ter lugar num espaço ao ar livre localizado entre o Convento da Orada e o Cromeleque de Xerez, perto de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz.
A Reserva Dark Sky Alqueva, da qual faz parte o local onde se realiza a festa, foi a primeira do mundo certificada como Starlight Tourism Destination, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial do Turismo.
Esta zona tem "um céu de grande qualidade (com baixa poluição luminosa) e, se a meteorologia ajudar, vão ser feitas observações com telescópios, na sexta-feira à noite, com acompanhamento dos nossos guias e de astrofísicos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto", realça Apolónia Rodrigues.
No sábado, os visitantes podem participar em observações do sol e na oficina pedagógica "Descobrir o Sistema Solar", e assistir às palestras "Dark Sky Alqueva: despoluição luminosa sem reserva!" e "Os Céus dos Nossos Antepassados".
Para a noite de sábado, está previsto um "Café Ciência", intitulado "Em Busca de Outros Mundos", uma palestra sobre a "A Astrofotografia no Dark Sky Alqueva", a cargo do astrofotógrafo Miguel Claro, e observação astronómica.
A festa termina com a performance "Concerto de Música Cósmica Intuitiva", pelo compositor, intérprete e musicólogo Jonas Runa.
Co-financiada por fundos comunitários, a festa é organizada pela Reserva Dark Sky Alqueva e pela Câmara de Reguengos de Monsaraz.
O evento é apoiado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, entre outras entidades.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima