A observação astronómica é o destaque da festa que decorre esta sexta-feira e sábado, 22 e 23, perto da vila medieval de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), em plena Reserva Dark Sky Alqueva.
Além da vertente científica, o evento, intitulado “Dark Sky Party Alqueva”, integra outras componentes, como palestras e oficinas pedagógicas, música e pinturas corporais.
Apolónia Rodrigues, coordenadora da Reserva Dark Sky Alqueva, uma das entidades organizadoras, explica à Agência Lusa tratar-se de “uma festa de observação astronómica”, mas incorporando “actividades de lazer e animação”.
“Este ano, introduzimos outro tipo de actividades para tornar a festa mais atractiva e captar um público mais vasto", frisa a responsável.
A iniciativa, que já vai na terceira edição, vai ter lugar num espaço ao ar livre localizado entre o Convento da Orada e o Cromeleque de Xerez, perto de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz.
A Reserva Dark Sky Alqueva, da qual faz parte o local onde se realiza a festa, foi a primeira do mundo certificada como Starlight Tourism Destination, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial do Turismo.
Esta zona tem "um céu de grande qualidade (com baixa poluição luminosa) e, se a meteorologia ajudar, vão ser feitas observações com telescópios, na sexta-feira à noite, com acompanhamento dos nossos guias e de astrofísicos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto", realça Apolónia Rodrigues.
No sábado, os visitantes podem participar em observações do sol e na oficina pedagógica "Descobrir o Sistema Solar", e assistir às palestras "Dark Sky Alqueva: despoluição luminosa sem reserva!" e "Os Céus dos Nossos Antepassados".
Para a noite de sábado, está previsto um "Café Ciência", intitulado "Em Busca de Outros Mundos", uma palestra sobre a "A Astrofotografia no Dark Sky Alqueva", a cargo do astrofotógrafo Miguel Claro, e observação astronómica.
A festa termina com a performance "Concerto de Música Cósmica Intuitiva", pelo compositor, intérprete e musicólogo Jonas Runa.
Co-financiada por fundos comunitários, a festa é organizada pela Reserva Dark Sky Alqueva e pela Câmara de Reguengos de Monsaraz.
O evento é apoiado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, entre outras entidades.
