Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos no dia em que arrancam obras de requalificação

Farol do Cabo Sardão celebra

A zona envolvente do Cabo Sardão, no concelho de Odemira, vai ser requalificada, num investimento de 1,1 milhões de euros, para melhorar as condições naturais da área, consolidar dunas e arribas e criar estruturas de apoio a visitantes. A empreitada, segundo anunciou o presidente da Câmara de Odemira, deverá durar seis meses, estará a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste e vai arrancar nesta quarta-feira, 15 de Abril, dia em que o Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos.
As comemorações do centenário prolongando-se até ao fim-de-semana, com muitas actividades promovidas pela Câmara de Odemira, Marinha Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional e Direcção de Faróis.
Às 10 da manhã de hoje são inauguradas no local duas exposições: uma sobre a intervenção na zona no âmbito do programa Polis e outra acerca da história do monumento. Às 10h30 cantam-se os parabéns ao farol, seguindo-se uma conversa entre os faroleiros e os alunos do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a actuação dos alunos da Escola de Artes do Alentejo Litoral, uma visita-guiada, o descerramento de uma placa alusiva à data e apresentação de um filme sobre a história do farol pelo historiador António Martins Quaresma (colaborador do “SW”).
Na quinta-feira, 16 de Abril, o farol vai receber, pelas 14h30, a reunião ordinária do executivo da Câmara de Odemira, enquanto no sábado, 18 (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios), tem lugar uma caminhada entre a Zambujeira do Mar e o farol (9h30). Também no sábado, mas de tarde, o edifício acolhe um momento teatral com o grupo “Os Cabanita” (15h00), uma palestra com António Martins Quaresma (15h30) e uma tertúlia entre faroleiros (17h00).
As comemorações do centenário do farol do Cabo Sardão incluem ainda uma exposição de aguarelas de Jaqueline Jackson no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro e outra de fotografias na Junta de Freguesia de São Teotónio, assim como um concerto da Banda da Armada no pavilhão desportivo de Odemira (sexta-feira, 17, às 21h00).
Com 17 metros de altura e 68 metros de altitude e com 23 milhas de alcance, o Farol do Cabo Sardão, situado perto da aldeia de Cavaleiro, na freguesia de S. Teotónio, começou a funcionar a 15 de Abril de 1915 e a sua "imponência" marca a paisagem "num dos pontos mais bonitos e emblemáticos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima