Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos no dia em que arrancam obras de requalificação

Farol do Cabo Sardão celebra

A zona envolvente do Cabo Sardão, no concelho de Odemira, vai ser requalificada, num investimento de 1,1 milhões de euros, para melhorar as condições naturais da área, consolidar dunas e arribas e criar estruturas de apoio a visitantes. A empreitada, segundo anunciou o presidente da Câmara de Odemira, deverá durar seis meses, estará a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste e vai arrancar nesta quarta-feira, 15 de Abril, dia em que o Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos.
As comemorações do centenário prolongando-se até ao fim-de-semana, com muitas actividades promovidas pela Câmara de Odemira, Marinha Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional e Direcção de Faróis.
Às 10 da manhã de hoje são inauguradas no local duas exposições: uma sobre a intervenção na zona no âmbito do programa Polis e outra acerca da história do monumento. Às 10h30 cantam-se os parabéns ao farol, seguindo-se uma conversa entre os faroleiros e os alunos do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a actuação dos alunos da Escola de Artes do Alentejo Litoral, uma visita-guiada, o descerramento de uma placa alusiva à data e apresentação de um filme sobre a história do farol pelo historiador António Martins Quaresma (colaborador do “SW”).
Na quinta-feira, 16 de Abril, o farol vai receber, pelas 14h30, a reunião ordinária do executivo da Câmara de Odemira, enquanto no sábado, 18 (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios), tem lugar uma caminhada entre a Zambujeira do Mar e o farol (9h30). Também no sábado, mas de tarde, o edifício acolhe um momento teatral com o grupo “Os Cabanita” (15h00), uma palestra com António Martins Quaresma (15h30) e uma tertúlia entre faroleiros (17h00).
As comemorações do centenário do farol do Cabo Sardão incluem ainda uma exposição de aguarelas de Jaqueline Jackson no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro e outra de fotografias na Junta de Freguesia de São Teotónio, assim como um concerto da Banda da Armada no pavilhão desportivo de Odemira (sexta-feira, 17, às 21h00).
Com 17 metros de altura e 68 metros de altitude e com 23 milhas de alcance, o Farol do Cabo Sardão, situado perto da aldeia de Cavaleiro, na freguesia de S. Teotónio, começou a funcionar a 15 de Abril de 1915 e a sua "imponência" marca a paisagem "num dos pontos mais bonitos e emblemáticos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima