Esdime promove Censos da Violência Doméstica em cinco concelhos

A cooperativa Esdime, com sede em Messejana (Aljustrel), está a promover, até final deste mês de junho, os Censos da Violência Doméstica nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Segundo a Esdime, a iniciativa é promovida através do Gabinete VERA e decorre da “consciência de que existem imensas pessoas que estão a ser, ou já foram, vítimas e violência doméstica e que não apresentem denúncia às autoridades”.

“Porque quanto mais se conhece, melhor se pode intervir, o Gabinete VERA quer conhecer melhor a realidade da violência doméstica nos concelhos a que dá resposta”, acrescenta a mesma fonte.

Nesse sentido, até final de junho são disponibilizados em vários espaços públicos destes cinco concelhos, nomeadamente locais de atendimento das câmaras municipais, serviços da Segurança Social, centros de saúde, serviços do IEFP e/ou GIP ou juntas de freguesia, “um pequeno questionário destinado à população em geral para que todas/os possam ajudar nesta missão”.

Os interessados podem também participar nestes Censos através da sua versão online, disponível em https://forms.gle/Co76XVSP2313ixw28.

Os Censos da Violência Doméstica são uma atividade realizada no âmbito do “VERA + Perto”, projeto da Esdime financiado pelo Programa Operacional Inclusão e Emprego (POISE), tendo como organismo intermediário a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A iniciativa foi implementada pelo Gabinete VERA, em colaboração com o Politécnico de Beja, e conta com a colaboração do Centro Distrital da Segurança Social de Beja, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, e os municípios e juntas de freguesias dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima