Ervidel dá a provar o vinho da talha

Ervidel dá a provar

No último fim-de-semana de Novembro as adegas de Ervidel vão abrir as talhas de barro e dar a provar o vinho novo. A localidade do concelho de Aljustrel recebe este fim-de-semana, dias 26 e 27, mais uma edição da Vin&Cultura, feira organizada pela Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia, produtores e movimento associativo local, que tem por objectivo promover a ancestral arte do vinho da talha.
O Largo da Feira será o “epicentro” do evento, com a mostra de produtos locais e regionais, enquanto no antigo lagar os visitantes poderão ver o modo artesanal de produção de azeite. Ao lado fica a adega coletiva, onde os vinhos de todos os produtores locais poderão ser provados a acompanhar um petisco ou algum dos espetáculos musicais previstos.
Como sempre, a Vin&Cultura 2016 conta com um programa diversificado ao longo dos dois dias, estando a inauguração oficial agendada para as 15h00, depois da arruada da Banda Filarmónica de Aljustrel. Ainda nessa tarde vai ser transmitido a partir de Ervidel o programa “Aqui Portugal”, da RTP, sendo que em paralelo decorre, entre outros destaques, um encontro de poetas populares (15h30) e a rota pelas adegas Varrasquinho e Raposo, que será acompanhada pelo grupo “Vozes do Sul” (16h30).
Ao final da tarde de dia 26 actuam o Rancho Folclórico “Verdes Campos” de Jungeiros (17h00), o Grupo Coral Feminino “Flores da Primavera” de Ervidel (18h00), o Grupo Coral “Moços da Aldêa” (18h30) e os “Vozes do Sul” (19h00), sendo que a noite está reservada para as actuações de Magano (21h00), banda “Big Show” (23h00) e DJ Rui Miguel (1h00) na adega colectiva.
No domingo, 27, realizam-se workshops gastronómicos ao início da tarde, sendo que às 16h30 arranca mais uma Rota das Adegas, desta feita nas adegas Chaveiro e Moreira e acompanhada pela música dos “Alentugas”. Ainda de tarde actuam o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (17h00), Grupo Coral “Margens do Roxo” de Ervidel (18h00), Grupo Coral Juvenil “Mainantes” de Pias (18h30) e grupo “Amantes do Alentejo” (19h00). E às 20h30, a fechar a feira, sobem ao palco da adega colectiva Pedro Mestre & Campaniça Trio.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima