Encontro de violas de arame em Castro

Encontro de violas

Castro Verde recebe este próximo fim-de-semana, dias 3 e 4 de Junho, o VII Encontro de Violas de Arame, que inclui o IV Encontro de Tocadores de Viola Campaniça.
Promovido pela Associação de Cante “Os Cardadores”, em parceria com a autarquia local, o encontro pretende “reafirmar a importância da salvaguarda destes instrumentos de tradição” e vai decorrer nas instalações da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
O encontro vai decorrer nas instalações da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, dando destaque às cinco violas tradicionais “descendentes” da viola portuguesa de cordas de arame: a viola campaniça (Alentejo), viola de arame (Madeira), viola da terra (Açores), viola braguesa (Minho) e viola caipira (Brasil).
O programa inclui, este sábado, 3, uma mesa-redonda de apresentação destas violas, com Pedro Mestre, José Barros, Vítor Sardinha, Rafael Carvalho, Chico Lobo, Alísio Saraiva, Ricardo Fonseca, João Vila e Eduardo Costa (10h30). De tarde, a partir das 14h30, debate-se a viola de arame portuguesa e a eventual candidatura desta a património cultural e imaterial da Humanidade. E há noite, pelas 21h30, o cine-teatro recebe o concerto “Violas de Arame”.
Para domingo, 4, estão previstas, a partir das 10 da manhã, oficinas de violas de arame.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima