São 31 os edifícios do Estado espalhados pelos 14 concelhos do distrito de Beja que ainda têm material contendo amianto, substância considerada perigosa para a saúde.
De acordo com a lista publicada pelo Governo no final da passada semana, dos 12944 edifícios públicos levantados, existe amianto, sobretudo em material de fibrocimento, em 2015 (apenas 16% do total), dos quais 31 se encontram no distrito de Beja.
O campus do Instituto Politécnico de Beja e a Escola Superior de Saúde de Beja são dois dos edifícios públicos identificados com material com amianto, assim como as escolas básicas 2,3 de Santiago Maior e Mário Beirão, ambas na capital de distrito.
Ainda no concelho de Beja, o Governo revela haver amianto no Centro Distrital da Segurança Social, na sede da Delegação Regional do Alentejo da Direcção Regional do Território (situada na avenida Vasco da Gama), no rés-do-chão do pólo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (na rua Dom Frei Amador Arrais), no quartel do Regimento de Infantaria 3 e na Herdade da Cabeça de Ferro, ambos propriedade do Exército Português.
As escolas secundárias de Castro Verde e Serpa também integram a lista dos edifícios com amianto, assim como as escolas básicas 2,3 Dr. João de Brito Camacho (Almodôvar), José Gomes Ferreira (Ferreira do Alentejo), Abade Correia da Serra (Serpa) e Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa (São Teotónio).
As estas juntam-se ainda a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, o Centro de Formação Profissional de Aljustrel e uma residência de estudantes em Almodôvar, situada na rua do Parque Infantil.
Na área da saúde os edifícios identificados são os das extensões de saúde de São Marcos da Atabueira e do Monte da Sete (ambos no concelho de Castro Verde), enquanto entre as forças de segurança existe a possibilidade de haver amianto nos quartéis da GNR em Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Sabóia (concelho de Odemira), Pias (Serpa) e Safara (Moura), e na esquadra da PSP em Moura.
Finalmente, também os tribunais de Ourique e Serpa, o farol do Cabo Sardão e o Posto Experimental Agrícola da Fataca (ambos na freguesia de São Teotónio) ainda possuem material com amianto.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde