Um total de 20 empresas do distrito de Beja, ligadas a vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021.
O estatuto PME Excelência é atribuído pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal, em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as sociedades de garantia mútua.
Segundo a IAPMEI, trata-se de “um selo de reputação” que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente “numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios”.
No distrito de Beja foram 20 as empresas a recebe este selo, o que equivale a 0,5% de um total de 3.881 empresas em todo o país, ilhas incluídas.
As PME Excelência são selecionadas pela IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, “num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia”, acrescenta a mesma fonte.
De acordo com os promotores da iniciativa, as PME Excelência 2021, no conjunto, apresentaram, no exercício económico de 2020, “um acréscimo de 6,8% nos resultados líquidos e de 13,3% no ativo líquido, tendo reforçado os capitais próprios em 17,6%”.