A grande festa do mundo rural está de regresso a Ourique, que recebe neste fim de semana, dias 21 a 23 de março, mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, que tem por objetivo celebrar os “saberes, sabores, arte e mestria dos homens e mulheres que trabalham o fruto da terra”.
O certame é organizado pela Câmara de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e tem igualmente como “meta” valorizar a fileira do porco alentejano, que continua a ser fundamental na economia do concelho.
“Ourique é, essencialmente, um concelho rural e a agropecuária é a principal atividade que dá vida ao território, tendo uma importância muito grande e significativa no território”, diz ao “CA” o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro.
Segundo o edil, a partir de Ourique “são exportados animais para diversos pontos no mundo e, por isso, do ponto de vista económico, esta é uma atividade com uma importância muito significativa”.
A Feira do Porco Alentejano, que vai na 21ª edição, visa precisamente afirmar “Ourique como Capital do Porco Alentejano”, sendo “um momento maior de todo um trabalho desenvolvido de promoção do território e das raças autóctones”, continua o presidente da Câmara Municipal, que espera três dias de “casa cheia”, com “milhares de visitantes”.
“Ourique é, essencialmente, um concelho rural e a agropecuária é a principal atividade que dá vida ao território, tendo uma importância muito grande e significativa no território”, diz ao “CA” o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro
A 21ª edição da Feira do Porco Alentejano arranca nesta sexta-feira, 21, pelas 9h30, com o seminário “Porco alentejano, raça autóctone com potencial: Mercados e apoios, sanidade e bem-estar animal”.
A música é um dos destaques no programa do evento, sendo que no primeiro dia vai atuar Ivandro (23h30), “uma das vozes mais emblemáticas da nova geração da música nacional, com sucessos como ‘Lua’ e ‘Moça’”.
Na noite de sábado, 22, também às 23h30, será a vez de Miguel Araújo, “autor de canções icónicas como ‘Os Maridos das Outras’ e ‘Anda Comigo Ver os Aviões’”, se apresentar ao público.
E na tarde de domingo, 23, a partir das 17h30, a animação musical estará a cargo do grupo Toka & Dança, “com uma energia contagiante que garante animar os presentes”.
Pelo palco da feira vão ainda passar o Grupo Coral Infantil de Ourique, Emanuel Martins & Tânia e DJ Sunlize na sexta-feira, Los Chupitos e os DJ’s Revenge of the 90’s no sábado, e os grupos Alma Alentejana e Brasa Doirada no domingo.
Além da música, o programa da Feira do Porco Alentejano inclui ainda demonstrações gastronómicas, uma exposição de animais vivos, animação de rua, diversões infantis, gastronomia, showcookings, tasquinhas, demonstrações de artesanato, sorteio de presuntos e os já “tradicionais” concursos de grunhidos e de linguiças caseiras.
No primeiro de feira serão ainda apresentados o projeto “Carnes do Montado” (18h00) e a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 (18h30).