Estão de regresso os dias de feira a Garvão! Esta aldeia do concelho de Ourique recebe neste fim-de-semana, dias 6 a 8 de maio, a tradicional Feira de Garvão, que regressa depois de dois anos de “ausência” devido à Covid-19 para ser “um ponto de encontro” e “de expressão da ruralidade” do concelho.
A Feira de Garvão é a “mais característica do mundo rural” e “um grande momento para o concelho de Ourique”, reconhece ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, entidade que promove o certame com o apoio da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia.
Segundo Marcelo Guerreiro, a expetativa é que sejam três dias de “casa cheia”, ainda para mais depois de dois anos sem feira. “Estamos habituados a que [a feira] seja um ponto de encontro para muita gente e naturalmente a expetativa é mesmo essa: que durante estes três dias de feira muita gente esteja em Garvão, a visitar aquilo que o Mundo Rural tem de melhor para oferecer”, frisa.
A Feira de Garvão arranca nesta sexta-feira, 6 de maio, pelas 10h30, com uma ação de sensibilização para a prevenção dos incêndios rurais destinada às escolas do concelho, enquanto às 11h00 tem lugar a palestra “O futuro da raça garvonesa na era genómica”, organizada pela Associação de agricultores do Campo Branco, seguida de um encontro de produtores de raça garvonesa (13h00).
Depois de almoço, pelas 14h00, realiza-se uma prova de equitação livre no Picadeiro Jorge d’Ourique. A noite é reservada à música, com as atuações de Rui Soares & Lau (21h30) e de Jorge Guerreiro (23h00).
No sábado, 7, o programa começa com nova prova de equitação livre (10h30), seguida do III Concurso de Alfeires de Porco Alentejano (11h00) e da palestra “Valor acrescentado da certificação nas explorações agropecuárias no concelho de Ourique”, organizada pela ACPA (11h30).
Para as 14h30 está prevista uma demonstração de derby de atrelagem no Picadeiro Jorge d’Ourique, enquanto às 17h00 realiza-se uma tradicional corrida de touros na Praça Dr. António Semedo, com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Andrés Romero e Miguel Moura e os grupos de forcados amadores de Moura, de São Manços e de Beja.
A partir das 18h00 atuam os grupos corais “Alma Alentejana de Garvão” e “Os Sadinos de Setúbal”, ao passo que de noite a animação é garantido pelos grupos “Os Improvisados” (21h30) e “Raya Real” (23h00), assim como pelo artista Miguel Bravo (00h30).
A Feira de Garvão termina no domingo, 8, dia em que o programa prevê, para a manhã, a Taça de Dressage (10h00) no Picadeiro Jorge d’Ourique e o XX Concurso Regional de Garvão do Rafeiro do Alentejo (10h30), organizado pela Associação de Criadores de Rafeiro do Alentejo.
De tarde, realiza-se um encontro de cante ao baldão (15h00), seguido de demonstrações de trabalho do cão da Serra de Aires (16h00),pela Associação do Cão da Serra de Aires, e de tosquia de ovinos (17h00), e uma garraiada alentejana (18h30).
Para o último dia de feira está igualmente agendado um espetáculo dos “Cantadores do Alentejo” (19h30), sendo que ao longo da tarde, das 14h00 às 20h00, o recinto recebe a transmissão em direto do programa “Somos Portugal”, exibido pela TVI.