“Dia sem Carros” em Beja e Aljustrel

“Dia sem Carros”

As câmaras de Beja e de Aljustrel promovem esta quinta-feira, 22, diversas iniciativas no âmbito do Dia Europeu Sem Carros”, que faz parte da Semana Europeia da Mobilidade.
Na capital do distrito, esta quinta-feira os transportes urbanos serão gratuitos nas urbanas 1, 2, 3, 4 e 5. Em simultâneo, o Jardim do Bacalhau será palco de uma simulação de vias públicas sinalizadas, um circuito de prevenção rodoviária e uma exposição de veículos eléctricos, híbridos e bicicletas, enquanto o parque de estacionamento do Parque da Cidade será local de partida para o passeio “A minha bicicleta na cidade” (10h00).
Às 11h00 será apresentado no teatro Pax Julia o projecto “U-Bike Portugal”, que envolve uma candidatura realizada pelo Politécnico de Beja em que a Câmara Municipal é parceira e que vai disponibilizar 200 bicicletas (80 eléctricas e 120 convencionais) a toda a comunidade académica.
A Câmara de Beja promove ainda neste dia uma campanha dirigida aos grupos escolares sobre o estacionamento abusivo e de noite, a partir das 20h00, a população é desafiada a participar num passeio nocturno em bicicleta, com partida do castelo.
Já em Aljustrel, entre as 8h00 e as 18h00 será encerrado um troço da Avenida da Liberdade a veículos motorizados, no sentido de serem desenvolvidas algumas iniciativas direccionadas a toda a população.
Em paralelo, será dinamizada a iniciativa “Energia a pedalar”, um projecto da Quercus que pretende, “de forma interactiva e divertida”, simular a interacção entre as fontes de energias renováveis e os equipamentos geradores das chamadas energias renováveis.
E das 17h00 às 20h00 decorrerá uma gincana de bikes e skates no Parque da Vila.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima