O deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, revela em comunicado que o Governo se prepara para fazer um “anúncio muito importante” para o aeroporto da capital de distrito.
Segundo Gonçalo Valente, em durante a discussão na especialidade do Orçamento de Estado (OE) para 2026, o ministro da Defesa, Nuno Melo, foi questionado sobre a possibilidade do aeroporto de Beja poder “ser um polo para a estratégia de defesa nacional” e se existia “algum plano de investimento para Beja que incluísse o aeroporto e a Base Aérea 11”.
“O ministro deixou clara a importância do aeroporto e da Base Aérea na estratégia de defesa nacional e disse que para breve poderia estar em condições de fazer um anúncio muito importante para Beja”, acrescenta o eleito do PSD.
Gonçalo Valente revela ainda que, na sua intervenção, defendeu a indústria da defesa como “uma excelente oportunidade para aumentar o leque de utilidades” do aeroporto de Beja, o que pode “trazer um conjunto de dinâmicas” e “ser foco de atratividade para outras atividades económicas”.
“Esta indústria pode passar pela produção de drones, equipamento de defesa e de proteção individual e pessoal. São hipóteses que iriam promover um incremento de competitividade e trariam mais pujança à economia nacional e local. Acho mesmo que este pode ser um desbloqueador de vontades e agitar as águas de um território há muito estagnado”, advoga o deputado social-democrata.









