Cultura do Mediterrâneo com “palco” em Castro Verde

Féten Féten

A cultura do Mediterrâneo e do mundo lusófono, da música à gastronomia, vai ter “palco” em todo o concelho de Castro Verde a partir deste sábado, 24, através de mais uma edição do festival Sete Sóis Sete Luas.

O evento, que se prolonga até dia 1 de junho, é organizada pela Câmara de Castro Verde e pela Associação Sete Sóis Sete Luas, em colaboração com as quatro juntas de freguesia do concelho e a Paróquia de Entradas, aposta este ano na “descentralização”.

Por isso, “Casével, Entradas, Santa Bárbara de Padrões e São Marcos da Ataboeira vão acolher uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, através da aposta em momentos de partilha, aprendizagem e descoberta”, refere a autarquia em comunicado enviado ao “CA”.

A edição deste ano festival Sete Sóis Sete Luas arranca neste sábado, 24, com um concerto do duo espanhol Féten Féten em Santa Bárbara de Padrões, enquanto no dia seguinte a companhia catalã Nom Provisional apresenta em São Marcos da Ataboeira o espetáculo de teatro de rua acrobático “Qui Cu Qui Qué Quina”.

Já no dia 31 de maio (sábado), a vila de Entradas acolhe o músico francês Arnaud Cance e no dia 1 de junho (domingo) será a vez da companhia espanhola Vaivén Circo apresentar o espetáculo de acrobacias e malabarismo “Esencial” em Casével.

A gastronomia é outro dos destaques do Sete Sóis Sete Luas, com a jovem chef croata Gaia Zec a conduzir workshops de degustação em Santa Bárbara de Padrões e São Marcos da Ataboeira no sábado e domingo, respetivamente.

Já nos dias 31 de maio e 1 de junho, será a chef italiana Maria Menegato a levar os sabores da região da Toscânia às vilas de Entradas (dia 31) e Casével (dia 1 de junho).

O programa do festival inclui ainda a exposição “Il Mondo a Colori”, do artista plástico italiano Ugo Néspolo, autor do monumento evocativo dos 50 anos de Abril inaugurado em dezembro de 2024 em Castro Verde, que estará patente no Posto de Turismo de Castro Verde a partir de 3 de junho.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima