Congresso em Almodôvar debate gestão da água

Congresso em Almodôvar

Debater as estratégias de futuro para a gestão pública da água é o grande objectivo do congresso que se realiza esta sexta-feira, 20 de Março, na vila de Almodôvar.
A iniciativa “Qualidade da Água para Consumo Humano” é promovida pela autarquia local e vai decorrer ao longo de todo o dia no auditório do Fórum Cultural da vila, contando com a participação de inúmeros especialistas, entre os quais o director-geral de Saúde, Francisco George.
Queremos ter “um melhor conhecimento sobre o tema, para que no futuro possamos ter água para consumo humano com a melhor qualidade possível, não esquecendo que a água é um bem essencial para todos nos”, sublinha ao “CA” o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota.
O congresso arranca às 10 da manhã e na sessão de abertura vai estar o autarca anfitrião, acompanhado por Jorge Pulido Valente (vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) e Luís Simas (director da Qualidade da Água da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).
Segue-se o debate sobre o tema “Qualidade dos Serviços prestados e Gestão Eficiente dos Recursos”, onde vão intervir Fernanda Lacerda (directora-técnica da Águas do Porto), Paula Freixial (da ERSAR) e Helena Marecos do Monte (professora-coordenadora no ISEL).
Após o almoço, pelas 14h00, vai discutir-se a “Contaminação de Águas – Riscos, Controlo e Prevenção”, com Sílvia Santos José (do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge), Maria Paula Mendes (investigador do Instituto Superior Técnico), Maria João Benoliel (da Empresa Portuguesa das Águas Livres) e Ana Cristina Duarte (médica-pneumologista no hospital de Beja).
A “Relação entre Municípios, Empresas de Águas Públicas e População” vai estar no centro das atenções a partir das 17h00, com as intervenções de Cristina Ascenso (do Instituto de Soldadura e Qualidade) e Francisco George.
A sessão de encerramento está agendada para as 18h00, ficando a cargo do director-geral de Saúde, do presidente do conselho de administração da empresa Águas Públicas do Alentejo, João Silva e Costa, e do presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima