Conferências de Aljustrel já têm programa definido

Conferências de Aljustrel

“Territórios Atractivos” é o tema da segunda edição das “Conferências de Aljustrel”, iniciativa da autarquia mineira que se vai realizar no próximo dia 15 de Maio.
O evento conta com o apoio da Esdime e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e vai decorrer no Cine Oriental.
Segundo adianta ao “CA” fonte da organização, as “Conferências de Aljustrel” vão ter “presente que a persistência das sangrias demográficas no país e, muito particularmente, nos territórios de baixa densidade, exige uma profunda reflexão e perspectivação de estratégias e processos que contribuam para a fixação e atracção de pessoas e empreendimentos na globalidade do território nacional”.
Nesse sentido, a iniciativa será composta por dois painéis de discussão: “A “Memória” nas Estratégias Territoriais Atrativas – Que Marketing Territorial?” e “Contributos da Diáspora » Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local”.
O presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, fará o discurso de abertura das conferências, seguindo-se o painel “A ‘memória’ nas estratégias territoriais atractivas – Que marketing territorial?”, moderado por Ana Paula Figueira, docente no Politécnico de Beja. À conversa vão estar Mário Vale (IGOT/ Universidade de Lisboa), Carolina Mourão e Luís Ferreira (ambos da Associação Cultural Cem Soldos), estando os comentários a cargo do jornalista Jorge Wemans.
O segundo painel vai ser dedicado ao tema “Contributos da Diáspora – Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local”, com intervenções de Rui Pena Pires (ISCTE), Paulo Mendes (Associação dos Imigrantes nos Açores) e Sara Albino (Projecto Buinho).
A moderação ficará a cargo da jornalista Paula Moura Pinheiro.
Na sessão de encerramento das Conferências de Aljustrel 2015 vão falar Fátima Pereiro (ISCTE) e Miguel Torres (Acert) sobre a temática “Pistas & Desafios dos territórios de baixa densidade”, seguindo-se os discursos do presidente da CCDR do Alentejo, António Dieb, e do presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima