O que fica das eleições Autárquicas do passado domingo, 12 de outubro, no distrito de Beja? Que números se sobrepõem a todos os argumentos a posteriori e que factos irão determinar os próximos quatro anos na nossa região?
À primeira vista, fica claro que o PS voltou a ser o vencedor das eleições Autárquicas no distrito de Beja… mas mesmo assim perdeu. Os socialistas tiveram 32.181 votos (mais 10.398 que a CDU e mais 19.165 que as várias coligações integradas pelo PSD), mas viram a sua votação cair 1.412 votos. Pior: apesar da vitória na Vidigueira e, sobretudo, da conquista do “bastião comunista” que era Serpa, o PS ficou com menos uma câmara (passou de 10 para nove) e não segurou a capital de distrito – assim como Aljustrel e Almodôvar.
Contas feitas, a noite eleitoral esteve longe de correr de feição ao PS, ao contrário do que sucedeu com o PSD, que venceu (como muitos vaticinavam) em Almodôvar e surpreendeu ao conquistar Beja. E depois de 12 anos de “travessia do deserto”, os sociais-democratas voltam a liderar municípios no distrito de Beja – e logo em “dose dupla”, o que não sucedia há 40 anos, desde 1985, ano em que o PSD venceu as câmaras de Alvito e Ourique.
O grande derrotado da noite é, sem dúvida, o PCP. Depois de décadas a dominar a maioria das autarquias do distrito, os comunistas perderam mais uma câmara face a 2021, facto apenas “minimizado” pela reconquista de Aljustrel. Mas a preocupação deve ser imensa no seio do PCP, que perdeu 2.888 votos no distrito relativamente às eleições anteriores e continua em acentuado declínio eleitoral, como o comprova ter passado para terceira força política no concelho de Beja e ter perdido vereadores em Alvito e Odemira.
Por fim, no Chega a “montanha pariu um rato”. Apesar da vitória nas Legislativas de maio, não conquistou qualquer câmara, apenas elegeu mais um vereador (passou de dois para três) e confirmou que, para já, ainda está muito longe de não ser simplesmente o partido de um homem só.
Contas feitas, resta esperar por 2029. Até lá, que os vencedores façam uma boa gestão dos nossos municípios e os vencidos protagonizem uma oposição séria e construtiva.

Ponte do Vascão com interdição pontual do trânsito esta segunda e terça-feira
O trânsito vai estar cortado, por períodos máximos de duas horas, na ponte do Vascão, que liga os concelhos de Mértola e Alcoutim, nesta segunda







