Uma escola não é um mero edifício

Quinta-feira, 3 Dezembro, 2015

Vítor Encarnação

Para não se tornar uniforme, ineficaz, fechada sobre si mesma, a Escola deve analisar o contexto social, económico e cultural em que está inserida e tem de perseguir finalidades próprias congruentes com o contexto local. A Escola não pode ter uma função meramente reprodutora de normas e práticas que se limitem a ser uma tradução de finalidades gerais, não tendo em conta a especificidade do meio e da vontade do poder organizativo, criativo e decisório dos seus actores. A escola não pode nunca ser reduzida ao simples papel de transmissora de valores definidos exteriormente. Quando conhece o seu passado, sabe interpretar o presente e quer definir o futuro daqueles que lhes são confiados, a Escola é capaz de produzir uma cultura própria. Porque se não o fizer, definha por entre diplomas legais e letargia.
A palavra Educação não pode por isso ser entendida como um conceito mais ou menos abstracto. Logo, a Educação, para que possa ser concretizada pelos diversos agentes envolvidos, tem de estar suportada por um conjunto de factores que são por natureza e por necessidade indissociáveis uns dos outros: as políticas educativas; a aplicação, através da acção dos órgãos de gestão e administração, dessas políticas educativas num contexto local; a qualidade dos serviços; a qualidade dos edifícios; a qualidade dos equipamentos; o envolvimento das famílias e das estruturas locais. Só uma acção concertada permite encarar o futuro com mais confiança e só ela dá consistência à aplicação local de um princípio universal. É preciso haver projecto, e determinação, que ligue o ponto de partida e o de chegada. E depois é preciso avaliar as práticas, é preciso debater em conjunto, é preciso saber o que são horizontes e estratégias e o que são golpes de asa.
Uma Escola não é um mero edifício onde os alunos entram e saem. Uma Escola tem de ser um espaço vivo e dinâmico que dote os alunos de conhecimentos, através da instrução, da socialização, da transmissão de normas e valores, tendo em vista a obtenção de um sucesso escolar que lhes permita construir a sua vida pessoal e profissional. E isto é um assunto demasiado sério para não ser participado por todos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima