Três festas para um fim-de-semana

Sexta-feira, 10 Outubro, 2014

Carlos Pinto

director do correio alentejo

Feira de Castro, Feira da Caça em Mértola e RuralBeja. No fim-de-semana de 17 a 19 de Outubro não vão faltar motivos para os baixo-alentejanos saírem de casa e aproveitarem o sol do Outono. Mas o que podia ser um bom sinal de uma região com uma vasta oferta cultural para os seus cidadãos e visitantes… acaba por o melhor pior exemplo de como continuamos isolados e sem capacidade de concertação em situações tão simples.
Nos tempos que correm, onde o intermunicipalismo é defendido a vários níveis, é quase inexplicável que três grandes eventos como estes se sobreponham no calendário uns aos outros, ainda para mais num território com cada vez menos gente. E se os quase quatro séculos de tradição da Feira de Castro “obrigam” a sua realização ao terceiro fim-de-semana de Outubro, tanto a feira da Caça em Mértola como a RuralBeja podiam perfeitamente ter optado por outra data, fosse uma semana antes ou depois. Por certo que assim teriam muito mais visitantes e capitalizariam maiores atenções, que acabam por se dispersar pelos três eventos realizados nos mesmos dias.
É portanto urgente que os municípios se sentem à mesma mesa (seja em sede de Cimbal ou outra) e articulem entre si eventos culturais e outro tipo de iniciativas públicas. Um trabalho a que não pode – nem deve – ficar alheia a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que tem a obrigação de fazer perceber a quem organiza que vale mais trabalhar em conjunto do que cada um por si. O mau exemplo está à vista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima