Mineiro Aljustrelense e FC Castrense são dois clubes históricos do futebol distrital, o primeiro com 85 anos de existência e o segundo fundado há mais de seis década. Um e outro transportam no seu ADN muitas glórias e sucessos desportivos, conquistados com o suor e a dedicação de muita gente abnegada e disponível para a causa pública. Só para se ter uma ideia, nos últimos 20 campeonatos da 1º divisão da Associação de Futebol de Beja o Mineiro garantiu cinco subidas e o Castrense foi campeão distrital por seis vezes – ou seja, entre ambos somaram mais de metade dos títulos disputados.
Tudo isto faz de Mineiro Aljustrelense e FC Castrense duas referências incontornáveis no futebol (e no desporto) regional. Dois históricos que, curiosamente, entram numa nova fase da sua existência na mesma semana, com a eleição de Rui Saturnino para a presidência do Aljustrelense e a tomada de posse de Abelha como presidente do Castrense [ver páginas 10 e 11 desta edição do “CA”]. E mais curioso é que tanto um como o outro elejam a formação como a sua grande prioridade.
Parece-nos que à luz do actual quadro do futebol regional esta é a aposta acertada… e indispensável. É que o futebol no distrito de Beja enfrenta hoje graves problemas ao nível da formação, apesar de, paradoxalmente, serem cada vez melhores as condições de trabalho e a qualificação dos treinadores. Mesmo assim, não existe um campeonato distrital de juniores e nos seniores é cada vez mais comum encontrarmos jogadores do Algarve ou de outras latitudes ao lado de “veteranos”. Os jovens é que são poucos….
É por tudo isto que a aposta na formação é o único caminho possível para rejuvenescer e fortalecer o futebol distrital. E se o exemplo vier de dois emblemas históricos do futebol regional melhor, pois mais hipóteses teremos deste ser seguido por outros clubes. Isso é que seria uma óptima notícia para quem (ainda) vibra com as vitórias e derrotas dos clubes da sua terra.

GBH e Onslaught no Mira Fest em Odemira
Os britânicos GBH e Onslaught, assim como os portugueses Mata Ratos e Corpus Christii, são algumas das bandas confirmadas na edição deste ano do Mira