Colóquio em Odemira inicia processo de revisão do PDM

Colóquio em Odemira inicia

O cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe esta sexta-feira, 30, ao longo do dia, o colóquio “O processo de revisão do PDM – Plano Director Municipal de Odemira”.
“Este será o primeiro momento das Jornadas de Desenvolvimento no âmbito do processo de revisão PDM de Odemira, com o objectivo de envolver a população na construção de uma visão colectiva para o futuro do concelho”, adianta ao “CA” fonte da autarquia odemirense, garantindo que o colóquio “incidirá sobre o passado, presente e futuro dos planos directores municipais”.
O colóquio arranca às 9h30 e a partir das 10 da manhã discutir-se-á o “Passado” e a experiência dos primeiros planos directores municipais, com intervenções de Margarida Cancela D’abreu (arquitecta paisagista e ex-directora regional de Ordenamento do Território da CCDR do Alentejo e actual vice-presidente da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas), Francisco Duarte (arquitecto e presidente da Câmara de Castro Verde) e Hélder Santos (arquitecto da Câmara de Odemira).
A moderação estará a cargo de Fernando Travassos (ex-vice presidente da CCDRA e actual consultor de urbanismo da Câmara de Setúbal).
A partir das 14h00 será discutido o “Presente” dos PDM, com incidência sobre o ordenamento do território face às dinâmicas das sociedades modernas e as expectativas entre a baixa densidade e o crescimento económico.
Este painel contará com a participação de João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Francisco Cordovil (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). Na moderação estará Hélder Guerreiro, vice-presidente da Câmara de Odemira.
O último painel, pelas 16h00, incidirá sobre “Futuro”, com abordagem à dimensão estratégica do planeamento e da gestão municipal e da importância da monitorização do PDM e da participação pública.
Como oradores convidados estarão Ricardo Veludo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Jorge Baptista e Silva (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico), com Pedro Ramos (vereador da Câmara de Odemira, responsável pelas áreas do Ordenamento e Planeamento) a moderar.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima