Cogumelos e túberas à mesa em Mértola, Almodôvar e Cabeça Gorda

Cogumelos e túberas à mesa em

Pratos tradicionais à base de cogumelos e túberas vão "enriquecer", a partir deste sábado, 23, as ementas de 15 restaurantes dos concelhos de Mértola, Almodôvar e Beja.
Numa altura em que os cogumelos e as túberas são "reis" nos campos e nas mesas do Baixo Alentejo, a I Semana Gastronómica do Cogumelo e da Túbera, que vai decorrer até ao próximo dia 31 de Março, envolve nove restaurantes do concelho de Mértola, três da vila de Almodôvar e três da aldeia de Cabeça Gorda.
A iniciativa, promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda e pela Câmara de Almodôvar, pretende "incentivar o desenvolvimento" da fileira dos recursos micológicos, que é "uma das principais tradições do Baixo Alentejo", segundo os promotores.
Além da degustação de pratos tradicionais à base de cogumelos e túberas nos restaurantes aderentes, o evento inclui outras atividades, como dois passeios pelo campo para aprender a apanhar cogumelos e túberas e dois colóquios.
No primeiro passeio, no sábado, 23, a partir das 9h00, no Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada (Beja), os interessados vão poder aprender a apanhar cogumelos.
No segundo passeio, no dia 30, a partir das 8h30, na localidade de Casa Velha, na freguesia de São Pedro de Solis (Mértola), os interessados vão poder aprender a apanhar túberas.
O primeiro colóquio vai decorrer no domingo, 24, a partir das 10h30, no Centro de Convívio de Cabeça Gorda, para debater a importância da preservação e o impacto dos recursos micológicos na economia do Baixo Alentejo.
O segundo colóquio, marcado para terça-feira, 26, a partir das 15h00, na sede da ADPM, em Mértola, servirá para falar sobre identificação, valor nutricional, preparação, transformação e conservação de cogumelos e túberas.
O evento inclui ainda uma reunião com apanhadores comerciais para debater a "oportunidade de negócio" dos cogumelos silvestres do Baixo Alentejo, um almoço micológico, uma degustação de petiscos micológicos e ateliers para crianças.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima