Ciência e bailes em São Teotónio

Ciência e bailes

A TAIPA, de Odemira, a associação PéDeXumbo, de Évora, e o Centro de Ciência Viva de Estremoz estão a promover em São Teotónio o projecto educativo "A Ciência de um Baile de Mastro".
A iniciativa vai decorrer até final do ano e visa unir pessoas de diferentes culturas em torno da tradição dos bailes de mastro.
O projecto arrancou no passado mês de Março e a sua programação inclui 10 sessões de dança e movimentos, seis de circo (a primeira das quais decorreu esta terça-feira, 18 de Abril) e duas de ciência. No final, terá lugar um arraial tradicional.
De acordo com os promotores do projecto, as sessões de dança e movimentos destinam-se a crianças, professores, educadores e familiares e irão "explorar" as danças populares do mundo, enquanto nas sessões de circo os participantes serão desafiados a experimentar alguns movimentos mais "malabarísticos". Já as sessões de ciência servirão para dar a conhecer aos presentes alguns conceitos ligados ao tempo e à geometria.
O projecto terminará com um arraial tradicional, em que será construído um mastro por um artista plástico para ser utilizado "num grandioso baile de mastros".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima