Castro Verde recebe Encontro de IPSS do Sul

Castro Verde recebe

As instituições particulares de solidariedade social (IPSS) dos distritos de Beja, Évora e Faro, assim como de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines (distrito de Setúbal), vão estar reunidas esta sexta-feira e sábado, 26 e 27, em Castro Verde.
O I Encontro das IPSS do Sul vai juntar diversos especialistas e pretende abordar algumas das questões mais prementes no sector.
Queremos “debater dificuldades e preocupações inerentes ao funcionamento das instituições, nomeadamente em termos organizacionais, e, simultaneamente, procurar soluções que permitam a obtenção de melhores resultados no trabalho desenvolvido junto dos utentes e das populações abrangidas”, explica Carlos Arbués Moreira, director-executivo da Fundação Joaquim António Franco e Seus Pais, de Casével, e porta-voz da comissão organizadora do encontro, que junta as quatro IPSS do concelho à Câmara Municipal e às juntas de freguesia.
A iniciativa arranca às 10h00 desta sexta-feira, 26, no cine-teatro municipal, sendo que na sessão de abertura vão estar Lino Maia (presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade), Julieta Sanches (presidente da Fenacerci) e Leandro Gonçalves (presidente do Lar Jacinto Faleiro e membro da comissão organizadora).
Por confirmar à hora do fecho desta edição do “CA” estava a presença de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Depois terão lugar os painéis de debate “Realidade e perspectivas das IPSS no âmbito do conceito de desenvolvimento territorial” (11h00), “A intervenção das IPSS na problemática das crianças e jovens em risco” (14h30) e “O conceito de envelhecimento activo e as respostas sociais das IPSS” (16h00).
A sessão de encerramento terá lugar às 17h45, com as intervenções de Carlos Arbués Moreira, Francisco Duarte (presidente da Câmara de Castro Verde) e Helena Barreto (directora do Centro Distrital da Segurança Social de Beja).
O programa do encontro conta ainda, na sexta-feira e no sábado, com uma mostra de produtos e actividades das IPSS (na sede da Associação Sénior Castrense) e com a I ExpoSocial de Castro Verde, que dará a conhecer erviços, produtos e equipamentos fundamentais para a actuação destas instituições (no Fórum Municipal).
Para sexta-feira, 26, está igualmente prevista a realização de rastreios aos factores de risco do AVC em Casével (10h00) e Castro Verde (14h30), além de um espectáculo de Gil do Carmo e do Grupo Coral “Raízes do Cante”, de Cuba, no cine-teatro (21h30).
No sábado, 27, a par de mais rastreios em Entradas (10h00), Santa Bárbara de Padrões (14h00) e São Marcos da Atabueira (16h00), tem lugar o seminário “As IPSS: agentes mobilizadores e transformadores da sociedade” (10h00 no cine-teatro municipal).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima