A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, 23, por unanimidade, o voto de congratulação apresentado pelo PCP pela classificação, por parte da Unesco, do concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera.
No texto apresentado no Parlamento, o PCP sublinha que “este reconhecimento internacional vem valorizar a importância da compatibilização de interesses nos territórios e evidencia a importância da ocupação dos territórios também como elemento de salvaguarda da biodiversidade”.
Os comunistas frisam igualmente que o trabalho “começou a ser desenvolvido a partir da resistência à plantação massiva de eucaliptos que se pretendia instalar na estepe cerealífera daquele concelho e do apoio ao desenvolvimento de práticas agrícolas compatíveis com a preservação de recursos naturais com especial relevância para a biodiversidade”.
No final, o voto de congratulação apresentado pelo PCP “saúda o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza e também as populações do concelho de Castro Verde, que deste modo prestigiam o seu concelho, o Alentejo e o nosso país”.
Além deste, o Parlamento aprovou igualmente os votos de congratulação sobre o mesmo assunto apresentados pelas bancadas do PS (através do deputado Pedro do Carmo), do CDS-PP e do Partido Ecologista "Os Verdes".
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde