“Castelo Encantado” anima Natal em Ourique

Câmara de Ourique - Natal no Castelo 2021

Uma pista de gelo, a Casa do Pai Natal, animações e insufláveis, ateliers, a Feira do Livro, sessões de contos e concertos são alguns dos destaques do programa do “Castelo Encantado”, iniciativa que a Câmara de Ourique promove a partir desta quinta-feira, 15, para assinalar a época natalícia no concelho.

O evento, que decorrerá no miradouro do castelo de Ourique, destina-se a miúdos e graúdos, “combinando” iniciativas pedagógicas com atividades lúdicas.

“Este tempo especial do Natal, das tradições, da solidariedade e das vivências em família, é também uma oportunidade para sensibilizar os mais novos e a comunidade para a escassez da água, a prevenção dos incêndios rurais ou a importância da economia circular, com foco na redução, reutilização, recuperação, renovação e reciclagem”, argumenta a autarquia.
O “Castelo Encantado” de Ourique abre portas pelas 10h00 desta quinta-feira, 15, com a chegada do Pai Natal, sendo que durante o dia terá também lugar a decoração de árvores de Natal das escolas do concelho.

Para sexta-feira, 16, destaque para a sessão de sensibilização “A escassez da água”, com Jorge Serafim, numa organização da CIMBAL destinada às escolas do concelho (9h30), a que se segue um espetáculo de magia (17h00) e um concerto de Jorge Belchior (18h00).

No sábado, 17, a partir das 9h00, realiza-se o “Mercado de Natal” e às 11h30 tem lugar um atelier de Natal para crianças.

De tarde, pelas 15h00, há cante alentejano, com as atuações do Grupo Coral “Alma Alentejana” e dos alunos da Oficina de Cante Alentejano das escolas do concelho, seguindo-se a peça de teatro “O Gato das Botas” (16h00) e a atuação dos “Tinto Verano” (18h00).

Animação de rua (11h00) e um atelier de Natal para crianças (11h30) assinalam o arranque do “Castelo Encantado” no domingo, 18, dia em que abre portas, pelas 13h00, a XXII Feira do Livro de Ourique.

Depois de almoço é apresentada a peça de teatro “O Capuchinho Vermelho” (15h00), seguindo-se em palco o humorista Môce dum Cabréste (16h30).

A programação continua durante a semana, com mais oficinas e ateliers de Natal, assim como uma oficina ambiental sobre os 5R’s: Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar e Reciclar.

Estão ainda previstas ações de animação de rua e um concerto do Matti Leão Trio (sexta-feira, 23, às 18h00).

Por fim, a 28 de dezembro, tem lugar, pelas 10h00, a ação de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais “Raposa chama”.

Opinião

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima