A Cáritas Diocesana de Beja está a apelar às autarquias e empresas do Baixo Alentejo para que contribuam para o financiamento do novo Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES), a criar na capital de distrito.
Em causa está o facto de a instituição necessitar de cerca de 138 mil euros, que corresponde aos 15% do financiamento a cargo do promotor, para realizar o investimento, revela mo presidente da Cáritas de Beja, Isaurindo Oliveira, citado pela Agência Lusa.
Segundo a instituição, o projeto do CAES tem a candidatura ao PRR aprovada com um montante total de 923 mil euros, dos quais 784 mil euros são comparticipados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
A restante verba terá de ser assegurada pela própria Cáritas de Beja, que espera, nesse âmbito, poder contar com a colaboração das câmaras municipais e das empresas da região.
O futuro CAES de Beja será instalado no edifício da Casa do Estudante, no centro da cidade, que será requalificado.
A nova resposta terá capacidade máxima para 30 pessoas vai poder acolher sem-abrigo e pessoas que recorram à Linha 144, a Linha Nacional de Emergência Social.