Cante celebrado em Castro, Odemira e Vidigueira

Cante celebrado em Castro

O cante alentejano assinalou na sexta-feira, 25, dois anos sobre a sua elevação a Património Imaterial da Humanidade e este domingo, 27, há várias festas no distrito para comemorar a data.
Em Castro Verde realiza-se o II Encontro de Cantadores do concelho, que começa às 15h00 na Praça da República e depois segue para o cine-teatro municipal, onde além do cante será apresentada a edição O Cante é a Nossa Terra.
Trata-se de uma obra que reúne um conjunto de desenhos de Manuel Passinhas, retirados do sketch book que este artista realizou em Castro Verde em 2015, durante as comemorações do primeiro aniversário da classificação.
Já em Odemira é inaugurada, pelas 16h00, a Casa do Cante, que abre portas no Bairro 11 de Março (Bairro da Cooperativa), pela mão da Associação Multicultural de Odemira/ Escola de Música Tradicional de Odemira (EMTO).
“O nosso grande objectivo é criar condições para que o cante continue vivo no nosso concelho. E queremos que seja um espaço onde o cante seja espontâneo. Para isso, vamos ter várias actividades, sempre à volta do cante e da música de tradição, fazendo com que as pessoas continuem a dar força ao cante no concelho”, explica Marco Vieira da EMTO.
Segundo o músico, o novo espaço será “local de visita obrigatória” no concelho, com exposições sobre construção de violas campaniças, instrumentos e música tradicional, artes e ofícios, promoção de workshops e encontros da comunidade.
Já a Câmara da Vidigueira apresenta, às 15h00, o CD “Cante alentejano do concelho de Vidigueira”, numa iniciativa que vai decorrer na Praça da República e que inclui desfile e actuação de grupos corais, magusto e prova de vinho novo.
No evento vão estar os grupos Infanto-Juvenil da Escola de Música da Câmara Municipal de Vidigueira, “Os Vindimadores de Vidigueira”, da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e Coral da Vidigueira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima