A Câmara de Ourique juntou a Oficina de Música à Oficina de Cante Alentejano no conjunto de atividades educativas que vai promover junto dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico em 2022-2023.
Segundo a autarquia, as duas oficinas arrancaram no passado dia 3 de Outubro, sendo dinamizadas por José Diogo Bento, músico e formador de cante alentejano, e por Edmar Pereira, músico, educador musical e musicoterapeuta.
Em comunicado, a Câmara de Ourique sublinha tratar-se de um reforço no investimento “nas políticas de educação”, nomeadamente “da educação pela arte, com a continuidade do ensino do cante alentejano nas escolas, tendo como finalidade a promoção das tradições entre as gerações, impulso essencial para preservar a riqueza musical e assegurar a sua transmissão aos mais novos”.
“No mesmo sentido, a aposta educativa e social, no ensino da música e na expressão musical, contribui para que a música na escola seja uma importante ferramenta na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e consequentemente para o seu sucesso escolar e pessoal”, acrescenta o município.
A Câmara de Ourique frisa ainda que a descentralização de competências do Estado nas autarquias na área da Educação “permitiu o reforço do investimento municipal” no sector, “uma maior proximidade às dinâmicas da comunidade escolar” e o “aprofundamento de algumas marcas de identidade da comunidade e do território”.