Câmara de Odemira promove nova edição do OP Interno

A Câmara de Odemira tem a decorrer, até final deste mês de outubro, a segunda edição do Orçamento Participativo dos Trabalhadores do Município de Odemira (OP Interno), em que estes podem propor e decidir a aplicação de um montante total de 25 mil euros.

Segundo a autarquia, OP Interno “é um modelo democrático participado, de periodicidade anual que coloca os trabalhadores no centro da decisão”, cabendo ao município “integrar as propostas vencedoras no orçamento no ano económico seguinte, bem como a iniciar a implementação das mesmas no mesmo período”.

“Esta medida pretende desenvolver o espírito crítico dos colaboradores para identificar necessidades reais, estimular a criatividade e a inovação na procura de soluções, reforçar a responsabilidade individual enquanto agentes de mudança e promover a colaboração entre colegas e divisões para alcançar objetivos comuns”, acrescenta.

Em 2024, foram apresentadas 11 propostas ao OP Interno, das quais sete avançaram para votação e duas foram escolhidas pelos 312 trabalhadores que participaram, “representando 43% do total”.

Para 2025, o OP Interno da Câmara de Odemira prevê a apresentação das propostas, no valor máximo de 12.500 euros (com IVA incluído) até 31 de outubro, seguida da análise técnica e votação.

A apresentação dos resultados terá lugar no convívio de Natal dos trabalhadores, onde serão divulgadas as propostas vencedoras que integrarão o orçamento da Câmara Municipal do ano seguinte.

O processo de OP Interno insere-se no Programa de Governação do Município de Odemira, “que valoriza a participação informada e estimula uma cidadania pró-ativa, promovendo um ecossistema de participação inclusivo e colaborativo”.

“O Município de Odemira reafirma desta forma o seu compromisso em continuar a fomentar a participação interna dos trabalhadores, contribuindo para a construção de melhores condições de trabalho, promovendo um ambiente saudável, colaborativo e inovador”, frisa a autarquia.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima