Promover ações de mútuo interesse no âmbito da disciplina da arquitetura é um dos objetivos do protocolo de colaboração que a Câmara de Odemira acaba de estabelecer com a Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (OA).
O protocolo foi formalizado na segunda-feira, 3, e segundo a autarquia prevê o desenvolvimento de ações de formação e sensibilização, a promoção de visitas a obras ou a realização de seminários e encontros com arquitetos.
Criar prémios de arquitetura ou promover ações de sensibilização para a arquitetura e o território nas escolas de ensino básico e bibliotecas municipais são outras das iniciativas previstas no documento assinado pelo autarca Hélder Guerreiro e por Cláudia Gaspar, presidente do Conselho Diretivo Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.
“O protocolo consolida o bom relacionamento entre o município e a instituição e procura reforçar a parceria de cooperação que tem permitido potenciar a área da arquitetura no concelho, fomentando a partilha de conhecimento e proporcionando melhores condições para o exercício da profissão dos arquitetos que desenvolvem o seu trabalho na região”, frisa a Câmara de Odemira em comunicado enviado ao “CA”.
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo foi igualmente lançada a segunda edição do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO), inserido no programa “Odemira Reabilita” e que tem a Seção Regional do Alentejo da OA como parceira.
O PRUMO visa “distinguir obras de reabilitação que representem um exemplo de qualidade arquitetónica e contribuam para a valorização do património edificado no concelho de Odemira”.