Câmara de Odemira apoia cultura e arte com 1,1ME

Câmara de Odemira - reunião com os agentes culturais (fev 2025)

A Câmara de Odemira aprovou mais de 1,1 milhões de euros em apoios financeiros a associações e artistas locais, para “estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território”, por forma a “fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho”.

Os apoios do município aos agentes culturais do concelho de Odemira, no valor global de 1.114.141,25 euros e atribuídos no âmbito do Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte, foram formalizados nesta segunda-feira, 3, numa cerimónia que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago.

Na ocasião, o autarca Hélder Guerreiro frisou que “as indústrias culturais podem e devem ser o espaço de oportunidade para a transformação” no território.

“Estes protocolos são, essencialmente, ferramentas para que os agentes locais possam desenvolver a sua atividade com mais segurança e com mais certeza no futuro”, acrescentou.

Segundo a autarquia odemirense, este ano receberam apoios financeiros 45 associações locais, “para apoio à criação artística, apoio à atividade e através das parcerias culturais”, tendo por base os projetos anuais e plurianuais apresentados para 2025 e 2026, no valor de 976.641,25 euros.

Em simultâneo, foram também aprovados apoios em nome individual a sete artistas do concelho, “nas várias áreas artísticas”, no valor total de 30 mil euros.

A Câmara de Odemira acrescenta que, além destas medidas enquadradas nas “Indústrias Culturais e Criativas” e “Parcerias Culturais e Residências Artísticas”, está igualmente previsto o apoio financeiro no âmbito das medidas “Impulso Jovem”, “Bolsa de Criação Artística” e “Apoios Pontuais”, o que perfaz “o valor global de 1.114.141,25 euros em financiamento do município”.

O programa Odemira Criativa integra o Plano Municipal de Cultura 2030, “que procura fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho”.

A iniciativa visa “alargar e adequar as medidas municipais de apoio à cultura, com o objetivo de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território, estruturando um suporte aos processos de criação, programação, estudo/pesquisa, ensino/aprendizagem e acolhimento de artistas e atividades culturais”, acrescenta a autarquia.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima