Bloco de Esquerda faz ‘rentrée’ política em Évora

Bloco de Esquerda faz

Mais de 40 debates e ateliers, sobre temas como o BES, o euro, a Europa, ambiente ou cultura, compõem o Fórum Socialismo 2014, que marca a rentrée do Bloco de Esquerda, entre esta sexta-feira e domingo, dias 29 a 31, em Évora.
A iniciativa, na Escola Secundária Gabriel Pereira, é apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) como uma Universidade de Verão e como “o maior fórum de ideias e debates” organizado pelo movimento.
O Fórum Socialismo 2014 – Debates para a Alternativa marca, aliás, “o início do novo ano político” e prevê discursos dos coordenadores bloquistas, João Semedo e Catarina Martins.
João Semedo vai fazer uma intervenção na sexta-feira, na sessão de abertura intitulada “Do que é que a esquerda não pode abdicar”, a partir das 22h00, na qual participam ainda Luís Moita e Inês Barbosa.
Já a intervenção de Catarina Martins está marcada para a sessão de encerramento do fórum, no domingo, às 16h00.
Ao longo do fim-de-semana, de acordo com o programa, consultado pela agência Lusa, a iniciativa vai juntar “dezenas de especialistas, investigadores e académicos” em mais de 40 debates e ateliers.
Os novos debates económicos em curso na Europa, a austeridade, o caso BES, o euro, ambiente, cultura e direitos sociais e laborais são temas em foco.
No encontro, realçou o BE, participam três convidados internacionais, nomeadamente Georgios Katrougalis, do partido grego de esquerda Syriza, Miguel Urban, do partido espanhol Podemos, e a investigadora francesa Catherine Samary.
No sábado, o líder parlamentar do Bloco, Luís Filipe Soares, aborda o tema “BES: Autópsia a um saque”, enquanto o ex-líder do partido Francisco Louçã discursa na sessão “Vinhas da Ira”.
“E se tivermos de sair do euro?”, por João Ferreira do Amaral, e “Há esperança para a Europa?”, com Luís Fazenda, Marisa Matias, Miguel Urban e Georgios Katrougalis, são outros dos destaques de sábado.
No último dia, entre os vários debates agendados, encontra-se a sessão “Os submarinos de Portas não param de meter água”, pela socialista Ana Gomes.
Com o fórum Socialismo 2014 em Évora, o BE vai ser o primeiro partido a regressar em pleno ao activo após as férias de Verão.
Exceptuando a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de Agosto onde nos últimos anos tem intervindo o líder do partido, o final do mês e o começo de Setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de Verão.
Este ano, em termos de universidades de verão partidárias, o PS não realiza a sua (num momento em que António José Seguro e António Costa disputam a liderança do partido), enquanto a do PSD decorre entre 1 e 7 de Setembro, em Castelo de Vide.
O PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, entre 5 e 7 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal, e o CDS-PP marca a rentrée com um encontro de militantes, de 11 a 14 de Setembro, em Peniche.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima