Bispo de Beja revela as nomeações para 2014-2015

Bispo de Beja revela as

A reestruturação da pastoral da cidade de Beja, que passará de quatro a duas paróquias, é uma das alterações anunciadas pelo bispo de Beja para o novo ano pastoral.
D. António Vitalino Dantas revelou no passado sábado, 2, no site da Diocese na Internet, as nomeações do clero para 2014-2015, explicando que em Beja uma das novas unidades pastorais será constituída pelas paróquias de Santiago Maior, Santa Maria e São João Batista, sendo confiada a três párocos in solidum e tendo como moderador o padre António Novais Pereira, que deixará as paróquias de Ervidel, Santa Vitória e Mombeja – que serão confiadas ao padre Luís Fernandes.
“Os outros dois párocos serão indicados em Setembro, assim como o projecto pastoral”, adianta o bispo de Beja, vincando que os padres residentes na cidade “continuarão a colaborar na pastoral, sobretudo nos serviços diocesanos, atendendo às suas capacidades e idade avançada”.
Para o restante território da diocese, as nomeações para o novo ano pastoral estipulam que os diáconos da Fraternidade dos Irmãozinhos de São Francisco de Assis assumam as paróquias de Albernoa, Trindade e Santa Clara de Louredo, sendo o cónego António Domingos Pereira o moderador.
Já para a paróquia de Vila de Frades foi nomeado o padre Daniel Guerreiro in solidum com padre Luís Gomes, enquanto padre Dariusz Pestka será o novo pároco de São Matias e Cabeça Gorda.
Por sua vez, o padre José Manuel Bravo será o pároco de Melides e do novo vicariato do Carvalhal, continuando como vigário paroquial das paróquias confiadas ao padre Manuel Rosário (que tem à sua responsabilidade as paróquias de Grândola, Santa Margarida da Serra e Azinheira dos Barros) e assistente espiritual da prisão de Pinheiro da Cruz.
O bispo de Beja decidiu ainda que a pastoral vocacional, o pré-seminário e diaconado permanente serão confiados a equipas coordenadas pelo padre João Paulo Domingues, ao passo que o Apostolado do Mar será reorganizado, com a nomeação de uma equipa coordenada pelo diácono Joaquim Simão, de Sines.
O arranque do novo ano pastoral será igualmente marcado pela saída do padre Joaquim Valente da comunidade de Almodôvar, além de estarem previstas mudanças nas direcções da Cáritas Diocesana e do Departamento de EMRC, e na equipa da Pastoral Juvenil.
O bispo de Beja anunciou ainda que vão deixar a diocese as Irmãs do Bom Pastor, em Colos, e que a comunidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Moura, vai fechar depois de 80 anos de presença região.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima