Biblioteca de Évora abre pólos em freguesias e instituições

Biblioteca de Évora abre

A bicentenária Biblioteca Pública de Évora (BPE) está a apostar na descentralização, com a abertura de pólos e extensões em freguesias e instituições do concelho, para colocar o seu espólio mais perto da população.
A directora da BPE, Zélia Parreira, explica à Agência Lusa que já estão em funcionamento cinco pólos da biblioteca no concelho e que, nos próximos meses, está prevista a abertura de novas extensões em freguesias urbanas.
"Desde Abril que estão a funcionar os pólos de Valverde e Guadalupe. E em Julho abriu o pólo jurídico do Tribunal da Relação de Évora e os pólos da União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde", realça.
A responsável adianta que está a ser preparada a abertura, prevista para o mês de Outubro, de um pólo e de um quiosque de leitura na área da União de Freguesias da Horta das Figueiras e da Malagueira.
"Nas instalações da união de freguesias, na Horta das Figueiras, já existe uma biblioteca. Nós vamos complementá-la e integrá-la na rede", refere, indicando que, na Malagueira, devido aos constrangimentos de espaço, vai ser criado um quiosque de leitura.
Está também em estudo, a título informal, a criação de um serviço de apoio domiciliário ou de uma biblioteca móvel na zona da Malagueira e no centro histórico da cidade, acrescenta Zélia Parreira.
No caso do centro histórico de Évora, refere que "não faz sentido criar um pólo, porque a zona de influência é a mesma" da BPE, mas sim "criar um outro serviço que permita o acesso da população à biblioteca".
A directora da BPE realça que a instituição continua disponível para estabelecer acordos de parceria com juntas de freguesia ou outras entidades para a criação de mais pólos no concelho.
Por outro lado, a oitava edição do ciclo "Conferências do Cenáculo", em homenagem ao fundador da BPE, arranca esta quarta-feira, 24, e prolongam-se até 6 de Novembro, numa organização da biblioteca em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara de Évora.
"Memória da Malagueira" é o tema da primeira conferência, a cargo do arquitecto Álvaro Siza Vieira, que está marcada para esta quarta-feira, às 18h30, nas instalações da Biblioteca Pública de Évora.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima