Os autarcas do Baixo Alentejo estiveram reunidos na segunda-feira, 11, em Beja, com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, para fazer “um ponto de situação” sobre a implementação das Estratégias Locais de Habitação (ELH) nos 13 concelhos do distrito.
O encontro, que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e contou igualmente com a presença do presidente do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), António Gil Leitão, visou também “identificar os principais constrangimentos” para o desenvolvimento das ELH em cada um dos municípios e “avançar com propostas de solução”.
Foi uma reunião “profícua, que permitiu avançar na procura de soluções conjuntas para dar resposta à questão da habitação no Baixo Alentejo”, revela a CIMBAL em comunicado enviado ao “CA”.
Segundo a mesma fonte, durante a reunião foi ainda apresentada a Estratégia Supramunicipal de Habitação do Baixo Alentejo e o Plano Intermunicipal de Promoção de Habitação Acessível do Baixo Alentejo, “potenciando a criação de sinergias, ao nível do território, de forma a poder ajudar os municípios nas implementações das suas ELH”.
Depois deste encontro, ficaram agendadas futuras reuniões, “de âmbito técnico, e a assinatura de protocolo de colaboração entre a CIMBAL e o IHRU, que permita capacitar as equipas técnicas municipais”.