Antigo pároco de Castro Verde já é patriarca de Lisboa

D. Rui Valério, antigo pároco em Castro Verde, tomou posse no sábado, 2, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a D. Manuel Clemente, assumindo que quer ser “um bispo da estrada”.

“Vou dar à igreja de Lisboa o que tenho dado sempre ao longo da minha vida sacerdotal e depois como bispo: a minha presença, a minha proximidade. Vou ser um bispo da estrada, um bispo da rua, um bispo junto das pessoas. E é nessa ótica que vou concretizar e alinhar a minha ação”, disse D. Rui Valério após a cerimónia da tomada de posse, que decorreu na manhã de sábado, 2, na Sé de Lisboa.

Natural do concelho de Ourém, Rui Manuel Sousa Valério tem 58 anos de idade e era desde 2018 bispo da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Antes tinha passado, por duas ocasiões, pela Paróquia de Castro Verde.

Após a tomada de posse como patriarca de Lisboa, D. Rui Valério celebrou no domingo, 3, no Mosteiro dos Jerónimos, a missa de entrada solene, onde afirmou que quer implementar na cidade um “autêntico ambiente de paz”.

No início da celebração, D. Rui Valério saudou os habitantes das regiões do país que lhe são próximas, entre as quais Castro Verde.

Foto: DR_Arlindo Homem/Agência Ecclesia

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima