Diversos alunos e professores da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária Dr. João Brito Camacho, em Almodôvar, participaram recentemente numa ação de limpeza na zona da Ribeira de Cobres, promovida no âmbito do projeto “Guardões”.
A iniciativa teve por objetivo “alertar para a importância dos comportamentos individuais na preservação do nosso planeta”, revela comunicado do projeto “Guardiões”, acrescentando que antes da ação de limpeza tiveram lugar “sessões de educação ambiental”.
A mesma fonte acrescenta que, no final, “foi analisado o lixo recolhido e debatidas as suas possíveis causas, por forma a sensibilizar para a relevância da mudança de comportamentos na preservação do ambiente”.
“Estas iniciativas nas escolas, em parceria com as autarquias e com os agrupamentos escolares, são uma das prioridades do projeto, uma vez que os jovens assumem um papel determinante na alteração de paradigmas e podem eles próprios ser um exemplo de como contribuir para melhorar o meio ambiente através de pequenas ações no nosso quotidiano”, sublinha o coordenador do projeto, Jorge Martins, citado no comunicado.
O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Fórum da Energia e Clima, sendo financiado pelo programa Alentejo 2020.
A iniciativa visa “gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas e procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável”.