Almodôvar quer mais jovens a viver no concelho

Almodôvar quer mais

A Câmara de Almodôvar ambiciona contrariar a tendência de envelhecimento da população residente no concelho e criar condições para a fixação de mais jovens no município.
“Tem que haver uma preocupação muito grande em relação aos jovens, porque a população está a envelhecer e os jovens são o nosso futuro”, argumenta ao “CA” António Bota, expectante que o trabalho desenvolvido pelo seu executivo dê frutos a curto e médio prazo.
“Estou convencido que estas medidas que tomamos agora terão o seu efeito no futuro próximo”, acrescenta.
Uma das medidas tomadas pela autarquia almodovarense para cativar os mais jovens a fixarem residência no concelho foi a alienação de oito (num total de 12) lotes de terreno para construção na vila de Almodôvar, na zona da Cerca do Convento.
“A questão da habitação é muito importante, pois os jovens fazem-se homens e mulheres, casam e querem ter casa própria. E a nossa ideia de alienar este espaço – que estava pronto há alguns anos – foi precisamente ajudar os jovens, que assim podem comprar terreno a preço acessível”, justifica António Bota.
Além do mais, continua o autarca eleito pelo PS, esta medida tem ainda “efeitos positivos” na economia local, pois a construção de novas habitações beneficia os sectores da construção civil e da venda de materiais de construção.
Para o próximo mês de Junho está previsto o arranque de um novo programa municipal de ocupação temporária para jovens entre os 18 e os 30 anos, visando a sua participação em actividades ou eventos de interesse municipal.
“São seis meses de estágio não-remunerado – mas apoiado com uma bolsa financeira –, onde os jovens à procura de emprego encontram no Município uma via para durante seis meses colocarem em prática os seus conhecimentos e aprenderem a sua profissão”, adianta António Bota.
As inscrições para o programa abrem em Maio e para o autarca este projecto tem ainda a mais-valia de fomentar entre os jovens “valores relacionais e de companheirismo”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima